Bloco Baile da PIKI é homenageado com Prêmio Jorge Lafond no Museu Nacional

Na noite da última sexta-feira, 4 de abril, o Museu Nacional da República foi palco de uma celebração marcante para a cultura LGBTQIAPN+ do Distrito Federal. O Bloco Baile da PIKI recebeu o Prêmio Jorge Lafond, honraria concedida pelo coletivo Distrito Drag, que reconhece personalidades e coletivos que se destacam na promoção da arte drag, da diversidade e da resistência cultural. A premiação foi entregue a todos os integrantes do Instituto Cultural Pop Art, responsável pelo Baile da PIKI, celebrando suas contribuições artísticas e sociais no cenário cultural de Brasília. Foram homenageados: Matheus Maia, PIKINEIA, Victor Martins, Diego Aguiar, Jeff Guimarães e Pedro Henrique, que subiram ao palco juntos acompanhados da Dona De Brasília irradiando emoção e orgulho. O Prêmio Jorge Lafond carrega o nome de um dos ícones negros e LGBTQIAPN+ mais importantes da televisão brasileira, e sua entrega ao Baile da PIKI reforça o compromisso do grupo com a visibilidade queer, a arte como forma de resistência e a ocupação de espaços históricos com alegria, política e autenticidade. O Baile da PIKI vem se consolidando como uma potência cultural que transforma o carnaval e a noite brasiliense em verdadeiros atos de liberdade, e esse reconhecimento reafirma sua importância na construção de uma cidade mais diversa e acolhedora.

4/6/20251 min read

Bloco Baile da Piki é homenageado com Prêmio Jorge Lafond no Museu Nacional

Na noite da última sexta-feira, 4 de abril, o Museu Nacional da República foi palco de uma celebração marcante para a cultura LGBTQIAPN+ do Distrito Federal. O Bloco Baile da PIKI recebeu o Prêmio Jorge Lafond, honraria concedida pelo coletivo Distrito Drag, que reconhece personalidades e coletivos que se destacam na promoção da arte drag, da diversidade e da resistência cultural.

A premiação foi entregue a todos os integrantes do Instituto Cultural Pop Art, responsável pelo Baile da PIKI, celebrando suas contribuições artísticas e sociais no cenário cultural de Brasília. Foram homenageados: Matheus Maia, Pikineia, Victor Martins, Diego Aguiar, Jeff Guimarães e Pedro Henrique, que subiram ao palco juntos acompanhados da Dona De Brasília irradiando emoção e orgulho.

O Prêmio Jorge Lafond carrega o nome de um dos ícones negros e LGBTQIAPN+ mais importantes da televisão brasileira, e sua entrega ao Baile da PIKI reforça o compromisso do grupo com a visibilidade queer, a arte como forma de resistência e a ocupação de espaços históricos com alegria, política e autenticidade.

O Baile da PIKI vem se consolidando como uma potência cultural que transforma o carnaval e a noite brasiliense em verdadeiros atos de liberdade, e esse reconhecimento reafirma sua importância na construção de uma cidade mais diversa e acolhedora.

Fotos : Gilberto Evangelista e Marcela Bussolotti